O ambiente e a sustentabilidade são temas que se têm tornado centrais nos principais debates político-económicos, tendo sido desenvolvidos, nos últimos anos, os empregos verdes.
Este tipo de empregos, têm atividades com origem a partir do ambiente, permitindo a melhoria da qualidade de vida e da relação das pessoas com a natureza.
De acordo com o estudo “Ambiente e Emprego” (1999), realizado pelo Centro Interdisciplinar de Estudos Económicos (CIDEC), o ambiente representa uma área de atividade em crescente dinamismo, pelo que deve ser objeto continuado de acompanhamento na perspetiva de educação, formação e emprego.
Assim, e segundo a Organização Internacional do Trabalho, os empregos verdes são aqueles que permitem diminuir o impacto ambiental das empresas e dos diferentes setores económicos, para níveis considerados sustentáveis.
São empregos que protegem os ecossistemas, reduzem o consumo energético através de estratégias eficientes de gestão de energia – luz, água, gás, resíduos, contribuem para a adaptação às mudanças climáticas e evitam todas as formas possíveis de poluição.
Estes empregos podem ser criados em todos os setores e empresas, em áreas rurais ou urbanas, com trabalho manual ou qualificado e em todos os países independentemente do seu nível de desenvolvimento.
Vantagens dos empregos verdes?…